Desde pequeno uma das minhas paixões principais foi viajar , andar de avião , conhecer novos países , frequentar novos ambientes , olhar o mundo de uma maneira realmente diferente. Já visitei +15 cidades ao redor do mundo , e sim , em cada cidade eu tive um aprendizado e lembranças que guardo com carinho no meu coração.
“O ser humano é um ser adaptável por isso alguns se adaptam e ficam confortáveis”- Flávio Augusto.
Eu ouvi essa frase do Flávio Augusto em um podcast dias atrás , e por incrível que pareça essa é a realidade . Pensa em uma pessoa que nunca correu 15km? Correr 15km para ela será desconfortável , e a tendência é a pessoa se adaptar com aquela situação , por isso ela prefere ficar no conforto. Agora se a pessoa decidir correr assim mesmo ? Irá liberar um estímulo novo , e entender que é realmente possível correr 15km , e claro , terá mais vontade em superar essa marca, como por exemplo correr 16km , 20km ou até uma meia Maratona. Semana passada visitei uma cidade nova aqui em Portugal , Aveiro ou como também é conhecida “Veneza Portuguesa” , visitar essa cidade despertou algo novo no meu cérebro , de que é realmente possível viver o próximo nível , eu via pessoas da Espanha , Polônia , França , Inglaterra , China , pessoas de diferentes culturas , mas isso só aconteceu porque eu saí da minha bolha.
( Eu em Aveiro pela primeira vez 🇵🇹)
Ainda nessa viagem , eu conversei com um senhorzinho da Polônia em Inglês , foi uma experiência muito boa , eu queria que ele tirasse uma foto minha e da minha família , nós somos 5 ( eu , meu pai , minha mãe , minha irmã mais nova e o meu irmão mais novo) , logo iriamos precisar de ajuda de alguém para tirar foto. Eu tive que arriscar , fui ter com ele, eu tinha notado que ele não era português , por isso disse “Good Morning Sr” , e ele respondeu tranquilamente. Depois perguntei de onde ele era , e ele respondeu Polônia , daí eu disse para ele, muito bem , e perguntei qual era a cidade dele Cracóvia ou Varsóvia , ambas cidades da Polónia , e ele respondeu Cracóvia , só depois disso é que eu pedi a foto, e sim , ele aceitou.
Luzo , o que posso aprender com essa situação? Vai muito além de viajar , e sim de arriscar , seja conversar com um desconhecido ,cumprimentar alguém na rua , fazer um elogio sincero , são atitudes que grande parte das pessoas hoje em dia não faz , e fica fácil se destacar, sem contar que o nosso cérebro com passar do tempo irá normalizar atitudes do gênero.
Se o nosso cérebro consegue normalizar situações ruins , porquê que não podemos começar a normalizar coisas que irão ajudar na nossa evolução?
As vezes sair da sua bolha querido leitor , ou querida leitora, é ler um livro sobre um tema novo , é questionar mais as coisas que acontecem na sua vida , parar de reclamar e começar a melhorar , pequenas questões que no final do dia irão influenciar nos seus resultados. Quando eu era mais novo eu me considerava tímido , mas na verdade era apenas um rótulo que eu decidi colocar para conseguir ficar no conforto. Hoje em dia eu faço live toda quinta-feira , gravo storys , inspiro várias pessoas , sei falar bem em público, e onde está aquela pessoa que eu achava que era tímido ? Isso mesmo , era algo apenas da minha mente.
(Eu apresentando a minha newsletter em público, na universidade)
Por isso é que hoje em dia a geração é fraca em relação às gerações anteriores , um estudo feito pelo próprio Tik tok concluiu que o uso massivo do Tik tok reduz a capacidade de concentração e diminui a capacidade de leitura.
A nossa mente é especialista em colocar situações que até mesmo nós iremos questionar as nossas capacidades , não só pela falta de repertório , mas como também insegurança. Algo que tem me ajudado muito foi abraçar o desconhecido , e sair da minha zona de conforto, isso querendo ou não obriga-me a evoluir.
(Eu depois de correr 30km em jejum as 3 da manhã)
Quanto a viagem? Você não precisa viajar de um país para o outro , você pode visitar uma cidade ao lado , ir em um local diferente da sua cidade e ver como as pessoas se comportam e acessar aquela frequência , são pequenas decisões que podem parecer bobas , mas isso irá liberar experiências novas para o nosso cérebro, e sair do piloto automático da sua vida.
Assim que eu voltei de Aveiro, fiz uma live no instagram , pois era quinta-feira , nessa mesma live eu disse que visitar aquela cidade aumentou a minha vontade de continuar trabalhando para cada vez mais acessar o próximo nível, pois o meu cérebro já entendeu que é realmente possível , e para concluir essa newsletter ? Isso nunca teria acontecido se eu vivesse apenas na minha bolha.
Recomendação de documentários ,Podcasts , vídeos , que assisti ao longo da semana:
Documentário
Podcast
Video